sexta-feira, 15 de abril de 2016

Eu sou a lenda | Richard Matheson - Ela






Foto: por @tipocoelhos
Eu sou a lenda

Autor: Richard Matheson

Editora: Aleph
Edição: 2015/384p.



"A situação havia se desenrolado da seguinte forma: algo negro e saído da noite veio rastejando da Idade Média. Algo inexplicável e inacreditável, algo que ja aparecia, em todos os detalhes, nas páginas da literatura imaginativa..."

Antes de mais nada: esquece o filme.
Isso mesmo, esquece o filme “Eu sou a lenda” do Will Smith.

Me incomoda muito quando as pessoas se propõe a fazer um filme baseado em  um livro e mudam a essência da coisa.
Já ouvi dizer que o Will Smith tem a mania de querer ser o herói sempre e, como deve ter certa influência, tudo se faz em prol do “ó grande ator”. Nada contra, eu gosto dele, sério. Mas é o segundo filme de um livro que li e amei que percebi que ele conseguiu “estragar”.
Se considerarmos como duas obras distintas – a história do filme e a do livro, então ok, o filme é um ótimo tela quente.

Dito isso, vamos lá:

Peguei esse livro pra ler porque o André leu, pirou e ficou me amolando pra ler.
Eu já vi o filme oras... pra que que eu vou ler isso? E nem é um filme tão apaixonante assim pra eu ter que ler um livro sobre... Mas ele me convenceu e resolvi ver qual era a pegada.

O livro conta a história de um homem comum Robert Neville, que se pega no meio de uma situação um tantinho complicada: algo aconteceu à humanidade que levou a seu extermínio, mas, ele não está sozinho... algo espreita la fora, todas as noites.

Neville faz de sua casa um forte, com água, luz e estoque de comida. Durante o dia ele faz a manutenção da segurança de sua casa e anda pelo bairro, procurando novos recursos e respostas em uma cidade desolada e vazia. Mas ele não tem muito tempo para isso, pois quando a noite cai, criaturas noturnas aparecem tendo um único objetivo: matá-lo.

Além desse problema de ter de se manter vivo, existe o outro: imagina você, dia após dia sozinho, sem esperança, sem saber realmente que diabos aconteceu com a humanidade? Todo mundo adora ficar um pouquinho sozinho, mas a vida toda?
A principal luta que surge é contra você mesmo, sobre como se manter são, confiante e não desistir de viver.

Falando dessa maneira até parece que o livro vai ser monótono, mas não é nada disso, pelo contrário. É um livro tão intenso que você consegue matar em uma pegada só.
Tem reviravoltas, frio na barriga, dúvidas...é tudo que se espera de um livro de suspense com aquele toque do sobrenatural.

Ele é sucinto de uma forma interessante, não tem excesso de informações só pra encher linguiça, o que muitas vezes acaba cansando o livro ou tornando irritante por parecer que o autor duvida um pouco da sua capacidade intelectual de tirar conclusões.

O livro é todo o ponto de vista do Robert, então você acaba entrando nas mesmas ansiedades e paranóias que ele.

Mas o mais lindo, que foi assim que o André me ganhou pra ler e que  me irrita em relação ao filme, é o sentindo que “Eu sou a lenda” faz.
É um final sensacional e que da idéia pra tanta coisa mais... e se eu não te convenci a ler com tudo o que escrevi acima, então leia por isso. Para saber o que significa 'ser a lenda'.

Bem, se você gosta de uma ficção e um suspense, super recomendo a leitura. É fácil de ler e contado de forma original algo que a gente já vê bastante por aí, que são finais do mundo.

Nós sabemos que o tema é muito comum, Hollywood está cansado de produzir filmes e séries sobre o assunto. Zumbi, Aliens, coisas espirituais...o mundo sempre acaba e alguém fica pra contar história. 
Mas o interessante é que esse livro foi escrito em 1954, então muito do que a gente vê por aí tem inspiração nele, inclusive uma das chamadas no livro é feita pelo Stephen King, que disse que o Richard Matheson foi inspiração pra seus escritos.

Tem outros filmes sobre ele, mais antigos, mas depois de ler o livro, nem vale a pena ver. Vai que é um “Will Smith 2” rsrs

Essa é uma história que funciona bem em livro, então...filmes dispensados. Além do mais, que edição linda e caprichada! Capa dura e com extras sobre o autor no final. A editora Aleph tem esse hábito de colocar um material extra pra gente e eu nunca tinha dado muita bola, mas depois que li o do Philip K Dick no "O homem do castelo alto" com resenha aqui e que me ajudou muito a entender um pouquinho que seja da obra do autor, não deixo mais passar.

Nota 4,5 de 5.

Leia Leia e Leia.

Postado por: Livia




2 comentários:

  1. Eita, eita, eita. Victor já me falou desse livro, que ele quer muito ler coisa e tal, mas nunca dei muita bola, justamente porque já tinha assistido ao filme, que foi bem "esquecível" pra ser sincera. Massss, sua resenha me empolgou de uma forma que nem sei haha. Cliquei sem pretensão nenhuma, e saio daqui com mais um livro na lista. Adoro um suspense!!! Adoro entrar nas ansiedades e paranoias dos personagens, de me envolver a esse ponto. Agora é só arrumar uns dinheiros, esperar uma promoçãozinha e correr para o abraço hahaha. Amei!!! Beijos!


    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  2. Caroool, Eu achei mto bom! Só é triste que acaba mto rápido, pq se empolga tanto na leitura que quando viu...ja eras.
    Leeeia e depois me fale oq achou ;)

    bjs

    - Livia

    ResponderExcluir