quinta-feira, 31 de março de 2016

Crônicas de gelo e fogo - A dança dos dragões | GeorgeR. R. Martin - Ela




Foto: por @tipocoelhos
As crônicas de gelo e fogo: A dança dos dragões

Autor: George R. R. Martin

Editora: Leya
Edição: 2014/976p.


Terminei este livro e fiquei um bom tempo catatônica.
Aquela sensação de vazio pós livro, sabe? Levei um mês para lê-lo. E olha que foi um mês de muita dedicação, mega empenhada em cada uma das 920 páginas (sem considerar as informações sobre as casas no final).
Pois então...
Eu já disse em uma publicação anterior que eu primeiro vi a série e depois li o livro, buscando informações que a série pudesse ter deixado passar.
Vamos la: o quinto livro da série GOT  “A dança dos dragões” fala basicamente sobre a quinta temporada.
A cronologia de certa parte do livro é ao mesmo tempo que os acontecimentos do “Festim dos corvos”, onde vimos mais sobre o que se passava em Porto Real e menos sobre as terras distantes. A “Dança” nos mostra o que acontece no outros lados: em Meereen e na Muralha, até que na metade do livro, os dois se juntam.
Então vamos lá: uau!

Em contrapartida ao festim, que achei o mais chatinho dos livros até agora, a “Dança dos dragões” conseguiu reascender minha fissura pelo  mundo de Game of Thrones.
Li esse livro na esperança  de conseguir me antecipar à 6ª temporada que está para sair agora em abril, mas pra ser sincera... dos personagens mais “cativantes” não houve nada de diferente. Jon, Khaleesi, Cersei, para exatamente onde parou na série, então continuo ansiosa.
Em compensação... o que se passa com o Jaime é completamente diferente do que acontece na série. Vale muito a pena ler nem que seja por ele.
Outra coisa: Dorne ataca novamente. Puxa vida, Dorne foi muito menosprezada na série e no livro tem um desenrolar muito interessante. As serpentes de areia nem tanto – ouvi falar muito bem delas mas por enquanto elas estão tão nulas quanto na série – mas o príncipe Doran não é assim tão passivo como achamos e está fazendo a parte dele nessa guerra dos 5 reis.
Homens de ferro: eu já tinha falado que no festim eles apareciam e eu estava gostando, agora, mais do que nunca!Victarion Greyjoy, irmão do Balon e tio do Theon é um personagem simplesmente...interessante. Confesso que adorei ele, ele é um verdadeiro homem de ferro, pirata, forte, determinado e acho que vai ter um papel muito importante na história. Me surpreende eles não terem feito nenhuma menção a ele, mas como no trailer que saiu da 6ª temporada tem um enterro com o estandarte da Lula dos Greyjoy, pode ser que ele dê as caras agora. Ansiosa! Outra personagem que eu tinha comentado era a Asha Greyjoy. Nesse livro ela está pouca coisa mais apagada do que no anterior, mas ainda assim é uma personagem que já me ganhou.
A história do Tyrion e do Jorah é BEM diferente da série. Confesso que um pouco entediante, então eu entendo porque eles deram uma alteradinha na série. Mostra bastante da envolvimento deles com as companhias livres.
Agora... o Tyrion cruza com um personagem que é de EXTREMA IMPORTÂNCIA para esse jogo dos tronos e que deixa a gente completamente maluco. Quero ver o que vai ser feito na série para não terem dado pinta dele até agora.
O Bran vai pouca coisa além do que vimos na série. Mostra a trajetória dele em busca do corvo de 3 olhos e um pouco do que ele aprende lá: não muita coisa mais, mas bem bacana. A jornada até o corvo é bem interessante e no livro tem um personagem que ajuda eles que eu gostei muito, mas excluíram da série K
Sobre a Arya – temos  um pouco mais do que acontece na casa do preto e branco e é bem bacana, esse sim vai além do que acontece na série e embora não tenha tido um final impactante, da para conhecermos um pouco mais sobre os homens sem rosto.
Sobre a Khaleese, boa parte parte do que passa na série é fiel ao livro, mas gente...sempre o livro bate né? É bem legal como ficamos mais próximos dela, vemos as situações conflitantes sobre como governar cidades com costumes tão antigos e controversos ao que ela acredita, a paixão que tem pelo Daario e como abre mão disso pelo seu povo... é bem bacana! Além do mais, podemos conhecer mais sobre seu “fiel escudeiro” Sor Barristan Selmy que, ao contrário da série, tem um papel bem significativo para a Khaleesi.

A verdade é que a série é muito bem feita e fiel, mas o problema é que eles manipulam pra te levar aonde querem.
Por exemplo esses personagens que eles vão excluindo, gente que morre na série e não morre no livro e vice versa...
Acho SUPER VÁLIDO ler os livros sim, vai demandar tempo e exigir bastante dedicação, mas não tem nada como você ir assimilando informações, criando suas teorias.
Depois de ler este ultimo livro eu acessei dois canais no youtube: da Mikannn e da Carol Moreira. Elas tem uns vídeos mega interessantes sobre o mundo de Game of Thrones e, uma vez que terminou de ler a série, você pode se juntar às teorias conspiratórias: Quem é a mãe do Jon? Quem são as 3 cabeças do dragão?

Duro agora é ter de esperar até, só Os Sete sabem quando, o lançamento do sexto livro da série. To com aquela saudadinha saudável dos personagens, até sonhando com dragões...rsrs

Mas LEIAM! Recomento muito se não pelo conteúdo, pela experiência que é participar de uma jornada de uma série tão boa. A última vez que senti isso foi quando acompanhei ansiosamente os lançamentos dos últimos livros do Harry Potter e é uma sensação maravilhosa.

Nota: 5 de 5, sem dúvida. Pelo conteúdo, pela emoção da série e pela ansiedade do que está por vir.

Postado por: Livia

4 comentários:

  1. Muito boa a resenha e o livro. Sobre o personagem que o Tyrion encontra, ele é primordial no livro, muita coisa gira em volta dele, mas na série já falaram que ele não existirá. Então acredito que a partir da quinta temporada os dois terão caminhos bem diferentes, o do livro sendo bem mais amplo, claro, e a série pegando só as partes boas para tentar contar uma história própria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa vida Doug...quero só ver oq eles farão...mas talvez isso ja mostre que esse personagem não é exatamente bem quem pensamos rsrs
      Obrigada por passar! :*

      Excluir
  2. Olá Livia! Achei engraçado essa constante comparação com a serie, porque eu não vejo o que a HBO anda fazendo hahaha. Eu li os livros antes da serie fazer sucesso (tava na transição da primeira para segunda temporada eu acho) e na época eu não gostava de ver series (hoje eu vejo, mas não muito), então nunca nem cheguei a tentar acompanhar. No final das contas, eu estava em frenesi e não tinha nenhum senso critico na época, então é bom ver você confirmando que o livro é bom msm hahaha, abraços!

    (ourbravenewblog.weebly.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viiictor,
      Pois é, eu só fui atrás do livro por causa da série (que eu quase não vi, não achei o primeiro epi interessante rs) e aí...fiquei encantada rs. Livro são sempre melhores que as adaptações, Mas sabe, até que a HBO fez um bom trabalho! é legal ver o que tinha na sua cabeça repdroduzido na tela, quando é bem feito. E serve de consolo enquanto não sai mais livro pra gente ler :|

      Abraços ;)

      - Livia

      Excluir